No ano de 1985, foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que tem como objetivo auxiliar o trabalho pedagógico do professor, e ajudar o desenvolvimento de aprendizagem do aluno, buscando proporcionar a oportunidade de oferecimento do livro didático de maneira gratuita a estudantes da educação básica pública. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a adequação dos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio em diferentes autores referente ao tema: Evidências da evolução. A metodologia se dará de acordo com critérios pré-estabelecido por dois autores, esses critérios, foram definidos por Vasconcelos da seguinte forma: os quatros seguintes eixos prioritários: 1- Conteúdo Teórico; 2- Recursos Visuais; 3- Atividades Propostas; 4- Recursos Adicionais. Os resultados foram descritos entre os quatros eixos prioritários, entre todos os livros didáticos analisados, alguns, foram os que melhor se enquadraram nos quesitos avaliados, possuindo uma qualificação de bom a excelente nos eixos prioritários da avaliação teórica e visual, possuindo a maioria dos componentes de atividade e recursos adicionais.