O vídeo é uma ferramenta tecnológica que tem grande importância quando utilizado como recurso pedagógico. Apesar do uso dessa tecnologia ser de fácil manejo é pouco empregado por professores na sala de aula. É importante evidenciar que o uso inadequado do vídeo pode provocar resultados insatisfatórios para a aprendizagem, como qualquer outra metodologia de ensino. Iremos abordar a utilização incorreta do vídeo na sala de aula, segundo as ideias de José Manuel Moran. Este trabalho consiste em um Projeto de Intervenção que utiliza vídeo como método que auxilie na aprendizagem dos alunos ao tema Equações do 2º grau que muitas vezes é somente abordado com aulas teóricas no quadro. Este Projeto foi desenvolvido por estagiários, em um escola pública, para alunos do 9º ano. A ideia de desenvolver tal trabalho surgiu a partir da curiosidade demostrada pelos alunos da mencionada turma, por saber de onde surgiu a necessidade de criar a conhecida fórmula de Bhaskara e qual a sua utilidade no cotidiano deles. Visto que foi exposto as respostas de tal questionamento de forma tradicional, porém não obteve os resultados esperados. Com isso surge a utilização da proposta de usar o vídeo como ferramenta pedagógica. As consequências do uso do vídeo foram muito positivas, pois os alunos encontraram respostas para suas indagações, provando que há necessidade de entender o processo de ensino-aprendizagem como um processo em movimento, que está propenso a adequações de acordo com as necessidades existentes no cotidiano da sala de aula. Portanto, a busca por melhores metodologias de ensino é essencial para uma educação efetiva, que proporcione um ensino e uma aprendizagem de qualidade. E nesse sentido, este trabalho comprova que são atitudes e métodos simples que fazem a diferença no cotidiano escolar.