O referido trabalho trata da construção de conceitos sobre elemento, substância e compostos químico, utilizando bolinhas de isopor com alunos do Ensino Médio de química sob forma de modelagem, desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores-Campi Cajazeiras - PB, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/MEC). Para realizar tal experimento como forma de modelagem foi realizada uma aula expositiva dialogada com os conceitos dos conteúdos sobre elemento, substância e compostos químico com intuito de fundamentar teoricamente para ser desenvolvida a atividade com a construção de moléculas com o material fornecido. Foram utilizados os 18 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Polivalente Cristiano Cartaxo situada no município de Cajazeiras - PB. Sendo um estudo analítico descritivo, foi possível caracterizar, através de fotos e gráficos a real situação dos discentes com relação a temas básicos do ensino de química. Um fato relevante para constatar isto foi o fato de 77,78 % dos discentes não souberam responder ou não quiseram responder as definições sobre Elemento Químico e Substâncias Químicas. Sendo assim, tornar a aprendizagem significativa e prazerosa além de estimular e motivar o ensino-aprendizado, através do uso de materiais concretos e do lúdico, torna-se uma importante prática docente no ensino de química visando minimizar deficiências pedagógicas.