AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20301 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 7881 "titulo" => "AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA" "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência enquanto resultado do projeto de extensão, intitulado: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos(as), em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca”, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa-PB, em que procura-se fazer uma análise das consequências das faltas dos alunos(as) matriculados(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se, portanto, verificar o quantitativo de alunos que estão em descumprimento da frequência, a fim de buscar compreender as possíveis razões que contribuem para tal realidade social, bem como apresentar os dados e análises alcançados, na intenção de proporcionar à mencionada unidade escolar e a todos os segmentos envolvidos, elementos que viabilizem uma interlocução pautada em orientação crítica, quanto às sanções impostas pelo PBF. Assim, torna-se urgente criarem-se estratégias de estímulo à prevenção de tais situações. A presente análise sugere que a ausência em sala de aula ocorre em função das condições precárias em que vivem os alunos, associado aos graves problemas sociais, dentre eles: violência urbana e familiar, abandono familiar, tráfico de drogas, trabalho infantil, exploração sexual, Bullying, entre outros. Espera-se também, por meio desta análise, verificar quais os desdobramentos ocorridos, a partir da implementação do referido projeto, no tocante ao cumprimento da frequência, junto aos sujeitos inseridos neste processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, CONDICIONALIDADES, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID7881_15082016214915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CIDA PEREIRA" "autor_email" => "cida_map@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20301 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 7881 "titulo" => "AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA" "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência enquanto resultado do projeto de extensão, intitulado: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: acompanhamento e monitoramento dos (as) alunos(as), em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca”, localizada no Bairro de Manaíra, em João Pessoa-PB, em que procura-se fazer uma análise das consequências das faltas dos alunos(as) matriculados(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF). Objetiva-se, portanto, verificar o quantitativo de alunos que estão em descumprimento da frequência, a fim de buscar compreender as possíveis razões que contribuem para tal realidade social, bem como apresentar os dados e análises alcançados, na intenção de proporcionar à mencionada unidade escolar e a todos os segmentos envolvidos, elementos que viabilizem uma interlocução pautada em orientação crítica, quanto às sanções impostas pelo PBF. Assim, torna-se urgente criarem-se estratégias de estímulo à prevenção de tais situações. A presente análise sugere que a ausência em sala de aula ocorre em função das condições precárias em que vivem os alunos, associado aos graves problemas sociais, dentre eles: violência urbana e familiar, abandono familiar, tráfico de drogas, trabalho infantil, exploração sexual, Bullying, entre outros. Espera-se também, por meio desta análise, verificar quais os desdobramentos ocorridos, a partir da implementação do referido projeto, no tocante ao cumprimento da frequência, junto aos sujeitos inseridos neste processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, CONDICIONALIDADES, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID7881_15082016214915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CIDA PEREIRA" "autor_email" => "cida_map@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }