demonstrado grande relevância no fazer pedagógico, em especial nas primeiras etapas da educação onde a criança aprende através das ludicidades que povoam seu universo, promovendo a construção de conhecimentos no decorrer das diversas fases do desenvolvimento humano e a aquisição de algumas habilidades fundamentais para êxito do processo de aprendizagem. A apresente pesquisa tem como objetivo geral analisar as habilidades desenvolvidas durante a Educação Infantil. Especificamente, pretende-se: classificar o desemprenho das crianças nos pré-requisitos para a alfabetização; verificar a relevância da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto contamos com a participação de 10 alunos do Jardim II de uma escola particular da cidade de João Pessoa, com idade entre 5 e 6 anos (m= 5,90; dp= 0,316), sendo 50% masculino e 50% feminino. Usamos como instrumento para coleta de dados o teste de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR). Os resultados alcançados foram os seguintes: 90% dos participantes acertaram os quesitos de lateralidade e direção espacial; com relação a verbalização de palavras 70% dos participantes acertaram; e nos quesitos de esquema corporal, posição, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, análise/síntese e coordenação motora, acertaram 100% dos quesitos propostos, demostrando que esse grupo de alunos está apto para prosseguir sua caminhada rumo a alfabetização. Os dados dessa pesquisa demonstram que o lúdico na educação das crianças pequenas é de relevância significativa para o sucesso da aprendizagem.