O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELEVÂNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21633 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2581 "inscrito_id" => 1869 "titulo" => "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELEVÂNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "demonstrado grande relevância no fazer pedagógico, em especial nas primeiras etapas da educação onde a criança aprende através das ludicidades que povoam seu universo, promovendo a construção de conhecimentos no decorrer das diversas fases do desenvolvimento humano e a aquisição de algumas habilidades fundamentais para êxito do processo de aprendizagem. A apresente pesquisa tem como objetivo geral analisar as habilidades desenvolvidas durante a Educação Infantil. Especificamente, pretende-se: classificar o desemprenho das crianças nos pré-requisitos para a alfabetização; verificar a relevância da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto contamos com a participação de 10 alunos do Jardim II de uma escola particular da cidade de João Pessoa, com idade entre 5 e 6 anos (m= 5,90; dp= 0,316), sendo 50% masculino e 50% feminino. Usamos como instrumento para coleta de dados o teste de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR). Os resultados alcançados foram os seguintes: 90% dos participantes acertaram os quesitos de lateralidade e direção espacial; com relação a verbalização de palavras 70% dos participantes acertaram; e nos quesitos de esquema corporal, posição, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, análise/síntese e coordenação motora, acertaram 100% dos quesitos propostos, demostrando que esse grupo de alunos está apto para prosseguir sua caminhada rumo a alfabetização. Os dados dessa pesquisa demonstram que o lúdico na educação das crianças pequenas é de relevância significativa para o sucesso da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID1869_17082016120815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LÚCIA DA SILVA BULHÕES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BULHÕES" "autor_email" => "jessyka_lucia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21633 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2581 "inscrito_id" => 1869 "titulo" => "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELEVÂNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "demonstrado grande relevância no fazer pedagógico, em especial nas primeiras etapas da educação onde a criança aprende através das ludicidades que povoam seu universo, promovendo a construção de conhecimentos no decorrer das diversas fases do desenvolvimento humano e a aquisição de algumas habilidades fundamentais para êxito do processo de aprendizagem. A apresente pesquisa tem como objetivo geral analisar as habilidades desenvolvidas durante a Educação Infantil. Especificamente, pretende-se: classificar o desemprenho das crianças nos pré-requisitos para a alfabetização; verificar a relevância da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto contamos com a participação de 10 alunos do Jardim II de uma escola particular da cidade de João Pessoa, com idade entre 5 e 6 anos (m= 5,90; dp= 0,316), sendo 50% masculino e 50% feminino. Usamos como instrumento para coleta de dados o teste de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR). Os resultados alcançados foram os seguintes: 90% dos participantes acertaram os quesitos de lateralidade e direção espacial; com relação a verbalização de palavras 70% dos participantes acertaram; e nos quesitos de esquema corporal, posição, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, análise/síntese e coordenação motora, acertaram 100% dos quesitos propostos, demostrando que esse grupo de alunos está apto para prosseguir sua caminhada rumo a alfabetização. Os dados dessa pesquisa demonstram que o lúdico na educação das crianças pequenas é de relevância significativa para o sucesso da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID1869_17082016120815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LÚCIA DA SILVA BULHÕES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BULHÕES" "autor_email" => "jessyka_lucia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }