Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA CENTRAL

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O paradigma da inclusão escolar reafirma o direito de todos a educação, no entanto a escola ainda sente dificuldades em oferecer um ensino que alcance as diferenças presentes em seu espaço, especialmente as compostas por alunos com deficiência. Atuar junto a alunos com deficiência requer, além de um novo olhar sobre o fazer educativo, uma estrutura que envolva desde os aspectos macros da educação, como políticas públicas, financiamento e gestão, até aspectos locais, como a dinâmica da própria escola, da sala de aula, da relação professor-aluno. O presente artigo, que faz parte de uma pesquisa mais ampla no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), apresenta uma das categorias investigadas na pesquisa que objetivou investigar as necessidades de acessibilidade dos alunos com deficiência e o uso da Tecnologia Assistiva como aparato pedagógico para a aprendizagem. A pesquisa foi realizada junto aos alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a partir dos dados foi possível verificar muitos avanços no que diz respeito às respostas das necessidades específicas dos alunos com deficiência, mas a instituição ainda precisa avançar no que diz respeito às práticas pedagógicas, ao uso de recursos pedagógicos adaptados e à formação docente.

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