Este artigo inicia uma série de produções acadêmicas que irão analisar algumas das variáveis do ensino. Neste, focamos o “sentido do saber escolar para o aluno”. O artigo traz em seu corpo um caso de ensino inédito e real, que foi escrito previamente e transcrito para servir de base na fundamentação deste estudo. Em seguida, após a transcrição, fizemos uma análise. A análise do caso é feita a partir de categorias que foram delimitadas mediante a problemática definida e com base nos estudos de Charlot(2013), Zabala(2002), Perrenoud (1995), Piletti(2008), Tomazi(1997), entre outros. O caso de ensino é narrado por um Pedagogo que relata a sua relação com o saber enquanto aluno do ensino fundamental. No decorrer da análise do caso foi possível apontar/identificar a visão utilitária do saber escolar, a motivação e a mobilização da atividade intelectual do aluno, o fracasso escolar e o sentido e o interesse do aluno para com o saber a partir de suas necessidades. Um dos propósitos do caso de ensino é auxiliar na reflexão e compreensão das situações de ensino. Assim, este é finalizado com duas questões que o problematizam: Quais as relações que o aluno construiu/estabeleceu com o saber escolar? Que motivações ele tinha para com esse saber? Tais questionamentos são trazidos para que este caso possa servir de recurso didático metodológico tanto na formação inicial de professores como na formação continuada. Todavia, este caso não se limite a estas problemáticas aqui trazidas e possa ser trabalhado e utilizado em outras reflexões.