O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) caracteriza-se por avaliar o desempenho dos estudantes ao final da Educação Básica, configurando-se como um instrumento que possibilita a inserção de jovens de todo o Brasil em instituições públicas e privadas de nível superior. A relação entre a experimentação e a contextualização permite um melhor aproveitamento e facilidade dos discentes em aprender os conceitos de Química, ciência considerada por muitos estudantes de difícil compreensão por conta do nível de abstração associado. Logo os eixos metodológicos: contextualização e experimentação quando orientados reciprocamente pelos professores podem levar o sentido para os estudantes em estudar determinados conteúdos em função da interligação teoria e prática. Os experimentos em diferentes abordagens no Ensino de Ciências possuem suas possibilidades e limitações com relação ao momento em que está sendo realizado. A proposta do presente trabalho realizado pelos bolsistas PIBID – IFPE é propor aos docentes meios significativos no sentido de possibilitar a aprendizagem efetiva dos discentes, assim como valorizar a visão crítica e reflexiva do aluno a respeito dos vários fenômenos cotidianos inerentes a Química.