Em um mundo globalizado e tecnológico, a utilização de aparelhos eletrônicos como celulares, computadores ou tabletes, se tornou uma peça importantíssima para o desenvolvimento de atividades tanto pessoais quanto profissionais. Ensinar, hoje em dia, se tornou um desafio ainda maior, pois a facilidade em se obter tais aparelhos e ter distrações com redes sociais e afins é muito grande, o que leva muitos professores ao não êxito do cumprimento do seu dever, que é ensinar com qualidade e precisão, pois utilizam metodologias ultrapassadas e entediantes. Sabendo disso, necessita-se de uma reflexão sobre novas metodologias plausíveis para o melhor aproveitamento dos assuntos abordados em sala de aula. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento de professores e alunos de uma determinada Escola no município de Abaetetuba, sobre a utilização de softwares educacionais como metodologia de ensino, a fim de coletar dados sobre a inserção dessa ferramenta tecnológica no meio educacional. Para a realização do presente trabalho, foram aplicados dois questionários para três professores e cento e vinte alunos, para acarretar suas informações sobre softwares educacionais. A partir dos resultados do questionário dos professores, na primeira questão, foram verificados que dois professores tinham muito conhecimento sobre softwares educacionais, e apenas um tinha pouco conhecimento sobre o assunto. Na segunda pergunta, os três professores responderam que já tinham trabalhado com algum software educacional e na terceira pergunta, dois dos três professores disseram que acham os softwares educacionais importantes para a aprendizagem e um disse que era uma ferramenta básica dentro de sala de aula. Já no questionário dos alunos, na primeira pergunta, foi verificado que cinquenta deles tinham muito conhecimento sobre softwares educacionais, vinte alunos tinham pouco conhecimento sobre softwares, trinta e cinco alunos sabem quase nada e quinze alunos nunca ouviram falar sobre esse assunto. Na segunda pergunta, oitenta e cinco alunos disseram que os professores já trabalharam softwares educacionais em sala de aula e 15 alunos disseram que os professores não trabalharam com esse recurso em sala de aula. Na terceira pergunta, 89 alunos disseram que o uso de softwares educacionais em sala de aula é importante para a aprendizagem, 31 alunos disseram que o uso desse recurso é básico e 0 alunos disseram que o uso não é importante. De acordo com o que foi apresentado no decorrer do trabalho, foi possível constatar que, apesar de a utilização dos softwares contribuírem bastante para o processo de ensino-aprendizagem, ainda há muito que se discutir sobre a inserção dos mesmos no âmbito educacional.