Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO E A PRÁTICA DOCENTE: VERIFICANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a aprendizagem significativa com o uso do livro didático em sala de aula, foi efetivado um estudo de caso buscando compreender como o docente utiliza-o, proporcionando ou não uma aprendizagem significativa aos alunos. Este estudo foi realizado a partir de observações em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, localizada no município de Acari - RN, em uma escola municipal, assim como da análise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. O artigo foi elaborado durante o componente curricular “Pesquisa Educacional”, no 3º período do curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN -. Nas abordagens teóricas que subsidiaram a pesquisa, considerou-se a teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL (1982), referente a Psicologia Educacional; a concepção de FREITAG (1989), referente a abordagem feita ao processo de aprendizagem do aluno e; a crítica de LAJOLO (1996) ao livro didático, usado como “manual” de instruções.O livro didático (LD) inserido na prática docente é considerado um importante aporte pedagógico para o cotidiano da sala de aula, sendo introduzido no contexto " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, DOCÊNCIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID4425_19082016224713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE KARINE MUNIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNE MUNIZ" "autor_email" => "annekarineacari@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21630 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3638 "inscrito_id" => 4425 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E A PRÁTICA DOCENTE: VERIFICANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O livro didático (LD) inserido na prática docente é considerado um importante aporte pedagógico para o cotidiano da sala de aula, sendo introduzido no contexto escolar de forma intencional, visando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a construção do conhecimento do alunado. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O livro didático (LD) inserido na prática docente é considerado um importante aporte pedagógico para o cotidiano da sala de aula, sendo introduzido no contexto escolar de forma intencional, visando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a construção do conhecimento do alunado. Nesse contexto, mesmo com a intencionalidade do ensino sistematizado, os momentos de aprendizado devem proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, onde os novos conhecimentos devem ser incorporados aos conhecimentos prévios dos alunos. Desse modo, o professor no exercício da docência deve proporcionar momentos de aprendizado significativos, para que o processo de aprendizagem não se torne algo mecânico ou repetitivo. Verificou-se no decorrer da pesquisa que, mesmo sendo abordado o uso do livro didático por vários autores, as obras não estabelecem uma relação direta entre livro didático e a aprendizagem significativa, fragmentando essa relação primordial do processo de aprendizagem do aluno, e dificultando a compreensão desta relação pelo docente. Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a aprendizagem significativa com o uso do livro didático em sala de aula, foi efetivado um estudo de caso buscando compreender como o docente utiliza-o, proporcionando ou não uma aprendizagem significativa aos alunos. Este estudo foi realizado a partir de observações em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, localizada no município de Acari - RN, em uma escola municipal, assim como da análise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. O artigo foi elaborado durante o componente curricular “Pesquisa Educacional”, no 3º período do curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN -. Nas abordagens teóricas que subsidiaram a pesquisa, considerou-se a teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL (1982), referente a Psicologia Educacional; a concepção de FREITAG (1989), referente a abordagem feita ao processo de aprendizagem do aluno e; a crítica de LAJOLO (1996) ao livro didático, usado como “manual” de instruções.

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