CORPOREIDADE E LUDICIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20588 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 844 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "CORPOREIDADE E LUDICIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo abordar a importância dos valores civilizatórios afro-brasileiros e a partir destes, destacar a corporeidade e ludicidade, dando ênfase à importância da formação da identidade negra na escola, visto que a construção desta se dá na interação com o outro, seja no ambiente educacional, na família, ou em qualquer outro espaço social. Estes valores são decorrentes do processo de formação do Brasil, em que o povo africano, em condições hostis, teve participação fundamental. Ao longo da história, os valores civilizatórios permaneceram, todavia, não são valorizados nas escolas. Assim, fazemos parte do grupo dos que entendem a importância desses valores estarem presentes no cotidiano escolar, principalmente a partir da obrigatoriedade proposta pela Lei 10.639/03. Para tanto, buscamos fundamentos nas concepções de autores como Brandão e Trindade (2010), Munanga; Gomes (2006), Cavalleiro (2003), que trazem subsídios para discutirmos acerca deste tema. Utilizamos, no procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica e web-gráfica, fato proporcionado pelo repertório de pesquisas já existentes sobre a temática. Deste modo, constatamos que apesar das contribuições dos africanos e seus descendentes brasileiros na construção histórica do nosso país, essa população ainda é desvalorizada e vítima de uma sociedade racista e estereotipada. Logo surge a necessidade de redescobrir seus valores para que então possam ser reconhecidos como parte fundamental da nossa história e do nosso ser brasileiro. Dessa forma, a meta é que este trabalho possa contribuir para que o processo na escola contemple os elementos culturais afro-brasileiros, imprescindíveis para uma formação cidadã, feliz e auto positivada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "VALORES CIVILIZATÓRIOS, CORPOREIDADE, LUDICIDADE, IDENTIDADE NEGRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID7276_11082016105542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA SOARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "HELENA" "autor_email" => "helena11lima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20588 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 844 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "CORPOREIDADE E LUDICIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo abordar a importância dos valores civilizatórios afro-brasileiros e a partir destes, destacar a corporeidade e ludicidade, dando ênfase à importância da formação da identidade negra na escola, visto que a construção desta se dá na interação com o outro, seja no ambiente educacional, na família, ou em qualquer outro espaço social. Estes valores são decorrentes do processo de formação do Brasil, em que o povo africano, em condições hostis, teve participação fundamental. Ao longo da história, os valores civilizatórios permaneceram, todavia, não são valorizados nas escolas. Assim, fazemos parte do grupo dos que entendem a importância desses valores estarem presentes no cotidiano escolar, principalmente a partir da obrigatoriedade proposta pela Lei 10.639/03. Para tanto, buscamos fundamentos nas concepções de autores como Brandão e Trindade (2010), Munanga; Gomes (2006), Cavalleiro (2003), que trazem subsídios para discutirmos acerca deste tema. Utilizamos, no procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica e web-gráfica, fato proporcionado pelo repertório de pesquisas já existentes sobre a temática. Deste modo, constatamos que apesar das contribuições dos africanos e seus descendentes brasileiros na construção histórica do nosso país, essa população ainda é desvalorizada e vítima de uma sociedade racista e estereotipada. Logo surge a necessidade de redescobrir seus valores para que então possam ser reconhecidos como parte fundamental da nossa história e do nosso ser brasileiro. Dessa forma, a meta é que este trabalho possa contribuir para que o processo na escola contemple os elementos culturais afro-brasileiros, imprescindíveis para uma formação cidadã, feliz e auto positivada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "VALORES CIVILIZATÓRIOS, CORPOREIDADE, LUDICIDADE, IDENTIDADE NEGRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID7276_11082016105542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA SOARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "HELENA" "autor_email" => "helena11lima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }