Neste artigo a discussão versa sobre a importância da formação humana integral na educação profissional no Ensino Médio na atualidade, cujo objetivo é analisar a educação profissional pública como direito social para os jovens na perspectiva de uma formação para classe trabalhadora. A pesquisa é de cunho bibliográfico e com fundamento em teóricos que tratam em seus estudos sobre o campo da educação como Kuenzer, Lombardi, Manacorda, Moura, entre outros, com vistas a discutir conceitos acerca da educação profissional, ensino médio integrado, trabalho e formação humana integral. A metodologia trabalhada segue numa perspectiva da abordagem qualitativa a fim de desvelar aspectos relativos ao objeto à luz do materialismo histórico dialético que compreendemos ser o que melhor explica essa realidade. Nessa perspectiva, como resultado é apontada uma nova proposta de formação que integra a ciência e a técnica ao processo formativo dos jovens no ensino médio, e neste estudo, na educação profissional, a fim de viabilizar outro caminho para construir uma nova sociedade que supere as contradições e antagonismos de classe por meio da formação humana integral, independente dos debates conceituais que circundam a academia em relação a essa temática.
Palavra chaves: Educação Profissional; Ensino Médio Integrado; Trabalho; Formação Humana Integral.