DO OUTRO LADO DO ENREDO: OFICINA DE CINEMA COM MENORES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20721 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 7376 "titulo" => "DO OUTRO LADO DO ENREDO: OFICINA DE CINEMA COM MENORES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA" "resumo" => "A problemática do adolescente em conflito com a lei frequenta o cotidiano das cidades, é exposta na mídia e provoca polêmicas. No campo acadêmico o impacto produzido por infrações praticadas por adolescentes se revela nas produções científicas da Psicologia Social que, em interface com as Políticas Sociais direcionadas para infância e juventude, tem se esforçado para compreender fenômenos contemporâneos de violência e de reintegração social juvenil. Nesta perspectiva relata-se a experiência de docentes e discentes dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Programa de Extensão denominado “Sol de Primavera”. O presente relato se alinha com o objetivo central do Programa e tem por objetivos específicos: divulgar e disseminar a experiência de professores e alunos na condução de uma oficina de cinema; correlacionar as percepções de professores e extensionistas com os princípios que norteiam as medidas socioeducativas e refletir sobre as verbalizações e interações estabelecidas pelos adolescentes no transcurso da oficina. O presente relato se estruturou como uma das etapas do ciclo metodológico da pesquisa-ação (TURATO, 2003), especificamente a descrição dos efeitos produzidos por uma oficina de cinema. Participaram 09 adolescentes com idade entre 13 e 20 anos; 05 alunos e 02 professores. Foi exibido o filme “Malévola” (Walt Disney Studios, 2014), que, em sinopse, pode ser narrado como uma releitura da fábula da Bela Adormecida. A oficina foi planejada/executada em etapas: apresentação da ficha técnica; exibição do filme; roda de conversa; avaliação da atividade e anotações em diário de campo. Para análise foi realizada leitura e discussão coletiva, objetivando a categorização e análise temática do material proveniente dos diários de campo. Foram identificados três eixos temáticos. O primeiro reúne discursos sobre a efetividade dos filmes como estratégias propiciadoras de reflexões. O segundo eixo se organiza em torno dos princípios que norteiam as medidas socioeducativas (BRASIL, 2006), sobressaindo-se as reflexões a respeito dos direitos humanos; a concepção do adolescente como pessoa em desenvolvimento, sujeito de direitos e responsabilidades; a excepcionalidade e brevidade da aplicação de medidas socioeducativas; o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o esclarecimento da opinião pública acerca das medidas socioeducativas. O último eixo temático reúne polaridades em torno de representações sobre “o herói e o vilão”, “o ataque e a defesa”, “a vingança e o perdão”, “formas de amor e de amar” e, ainda, discursos sobre o “outro lado de toda história”. Ressalvadas as limitações inerentes ao relato de uma única experiência com oficina de cinema, a atividade contribuiu com o processo de formação dos alunos, mostrou-se efetiva enquanto estratégia para suscitar reflexões, mobilizar a expressão de afetos e o interesse dos participantes para tratar de aspectos éticos do cotidiano, facilitar a narrativa das infrações cometidas e avaliar a qualidade das relações interpessoais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, CINEMA, DIREITOS HUMANOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID7376_19082016174453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ROSA ROLIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA ROSA" "autor_email" => "anarosarolim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20721 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 7376 "titulo" => "DO OUTRO LADO DO ENREDO: OFICINA DE CINEMA COM MENORES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA" "resumo" => "A problemática do adolescente em conflito com a lei frequenta o cotidiano das cidades, é exposta na mídia e provoca polêmicas. No campo acadêmico o impacto produzido por infrações praticadas por adolescentes se revela nas produções científicas da Psicologia Social que, em interface com as Políticas Sociais direcionadas para infância e juventude, tem se esforçado para compreender fenômenos contemporâneos de violência e de reintegração social juvenil. Nesta perspectiva relata-se a experiência de docentes e discentes dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Programa de Extensão denominado “Sol de Primavera”. O presente relato se alinha com o objetivo central do Programa e tem por objetivos específicos: divulgar e disseminar a experiência de professores e alunos na condução de uma oficina de cinema; correlacionar as percepções de professores e extensionistas com os princípios que norteiam as medidas socioeducativas e refletir sobre as verbalizações e interações estabelecidas pelos adolescentes no transcurso da oficina. O presente relato se estruturou como uma das etapas do ciclo metodológico da pesquisa-ação (TURATO, 2003), especificamente a descrição dos efeitos produzidos por uma oficina de cinema. Participaram 09 adolescentes com idade entre 13 e 20 anos; 05 alunos e 02 professores. Foi exibido o filme “Malévola” (Walt Disney Studios, 2014), que, em sinopse, pode ser narrado como uma releitura da fábula da Bela Adormecida. A oficina foi planejada/executada em etapas: apresentação da ficha técnica; exibição do filme; roda de conversa; avaliação da atividade e anotações em diário de campo. Para análise foi realizada leitura e discussão coletiva, objetivando a categorização e análise temática do material proveniente dos diários de campo. Foram identificados três eixos temáticos. O primeiro reúne discursos sobre a efetividade dos filmes como estratégias propiciadoras de reflexões. O segundo eixo se organiza em torno dos princípios que norteiam as medidas socioeducativas (BRASIL, 2006), sobressaindo-se as reflexões a respeito dos direitos humanos; a concepção do adolescente como pessoa em desenvolvimento, sujeito de direitos e responsabilidades; a excepcionalidade e brevidade da aplicação de medidas socioeducativas; o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o esclarecimento da opinião pública acerca das medidas socioeducativas. O último eixo temático reúne polaridades em torno de representações sobre “o herói e o vilão”, “o ataque e a defesa”, “a vingança e o perdão”, “formas de amor e de amar” e, ainda, discursos sobre o “outro lado de toda história”. Ressalvadas as limitações inerentes ao relato de uma única experiência com oficina de cinema, a atividade contribuiu com o processo de formação dos alunos, mostrou-se efetiva enquanto estratégia para suscitar reflexões, mobilizar a expressão de afetos e o interesse dos participantes para tratar de aspectos éticos do cotidiano, facilitar a narrativa das infrações cometidas e avaliar a qualidade das relações interpessoais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, CINEMA, DIREITOS HUMANOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID7376_19082016174453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ROSA ROLIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA ROSA" "autor_email" => "anarosarolim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }