CORRIDA EVOLUTIVA: JOGO DE TABULEIRO COMO ALTERNATIVA LÚDICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20590 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2840 "inscrito_id" => 6352 "titulo" => "CORRIDA EVOLUTIVA: JOGO DE TABULEIRO COMO ALTERNATIVA LÚDICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA" "resumo" => "O ensino de Biologia é, em geral, tradicionalmente centralizado em conteúdos extensos e muitas vezes complexos, onde há a necessidade expressiva da memorização de conceitos e nomes científicos. Neste sentido, o uso de atividades lúdicas, como um jogo didático, se torna interessante como um recurso para subsidiar e apoiar o professor de Biologia no ensino dos conteúdos. Uma vez que, o jogo pode atuar como uma ótima estratégia de ensino para os educadores, assim como um rico instrumento para a construção do conhecimento em todos os níveis. Neste trabalho foi elaborado um Jogo Didático intitulado “Corrida Evolutiva”, que objetiva ser um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Evolução Biológica. Para a construção do jogo optou-se primeiramente pela aplicação de um teste para identificar as concepções e dificuldades dos alunos sobre o tema e em seguida construiu-se o jogo, baseando-se nos princípios de jogos cooperativos e de tabuleiro no ensino. O jogo didático “Corrida Evolutiva” é um jogo de tabuleiro que possui como itens principais: cartões com perguntas baseados nos conteúdos estudados, dados, figuras que representam cada equipe e fichas contendo o significado de cada símbolo presente no tabuleiro. O jogo didático desenvolvido serve como ferramenta pedagógica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem devido às suas características lúdicas que motivam os alunos e despertam o seu interesse em participar da aula. Para que sua intervenção seja positiva, é necessário empenho e seriedade na sua aplicação e na criação de um ambiente favorável que una o lúdico ao aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, JOGO DIDÁTICO, TABULEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6352_17082016184212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ARAÚJO ALENCAR" "autor_nome_curto" => "LARISSA ARAÚJO " "autor_email" => "larissaaraujoalencar@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20590 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2840 "inscrito_id" => 6352 "titulo" => "CORRIDA EVOLUTIVA: JOGO DE TABULEIRO COMO ALTERNATIVA LÚDICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA" "resumo" => "O ensino de Biologia é, em geral, tradicionalmente centralizado em conteúdos extensos e muitas vezes complexos, onde há a necessidade expressiva da memorização de conceitos e nomes científicos. Neste sentido, o uso de atividades lúdicas, como um jogo didático, se torna interessante como um recurso para subsidiar e apoiar o professor de Biologia no ensino dos conteúdos. Uma vez que, o jogo pode atuar como uma ótima estratégia de ensino para os educadores, assim como um rico instrumento para a construção do conhecimento em todos os níveis. Neste trabalho foi elaborado um Jogo Didático intitulado “Corrida Evolutiva”, que objetiva ser um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Evolução Biológica. Para a construção do jogo optou-se primeiramente pela aplicação de um teste para identificar as concepções e dificuldades dos alunos sobre o tema e em seguida construiu-se o jogo, baseando-se nos princípios de jogos cooperativos e de tabuleiro no ensino. O jogo didático “Corrida Evolutiva” é um jogo de tabuleiro que possui como itens principais: cartões com perguntas baseados nos conteúdos estudados, dados, figuras que representam cada equipe e fichas contendo o significado de cada símbolo presente no tabuleiro. O jogo didático desenvolvido serve como ferramenta pedagógica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem devido às suas características lúdicas que motivam os alunos e despertam o seu interesse em participar da aula. Para que sua intervenção seja positiva, é necessário empenho e seriedade na sua aplicação e na criação de um ambiente favorável que una o lúdico ao aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, JOGO DIDÁTICO, TABULEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6352_17082016184212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ARAÚJO ALENCAR" "autor_nome_curto" => "LARISSA ARAÚJO " "autor_email" => "larissaaraujoalencar@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }