Atualmente, é visível a desvalorização dos cursos de licenciatura em geral, tanto pelos alunos do Ensino Básico, que raramente escolhem o magistério como primeira opção de curso para o ingresso na universidade, quanto pelos próprios docentes das universidades que, muitas vezes, são graduados em outras áreas e excluem a licenciatura. Nesse contexto, este trabalho objetiva realizar duas pesquisas para levantar a discussão de como a desvalorização dos cursos para formação de professores pode afetar na construção profissional dos futuros docentes na área de Química e a visão que os discentes do Ensino Básico e a sociedade têm acerca do magistério. A metodologia utilizada baseou-se em uma investigação de cunho quali-quantitativo. O instrumento para coleta de dados foram dois questionários constituídos por questões objetivas e subjetivas. O primeiro questionário foi direcionado para um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública do interior do estado da Paraíba (PB). O segundo foi direcionado a um grupo de graduandos do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição do Ensino Superior da Paraíba. Analisando o primeiro questionário, foi constatado que a maioria dos alunos do Ensino Médio não almeja fazer graduação na área de licenciatura. E essa mesma parcela de discentes avaliados não escolheriam nenhuma Licenciatura como primeira opção de curso. Os resultados obtidos para o segundo questionário, foi observado que grande parte dos graduandos em Licenciatura em Química, percebe a desvalorização e desmotivação do seu curso por parte dos docentes da universidade e isso afeta diretamente na sua formação profissional.