Este artigo descreve a experiência de monitoria na disciplina de Didática vinculada ao curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Formação Docente. Compreende-se a atividade de monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que amplia os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionado experiências singulares ao monitor, discentes da disciplina e orientador.A experiência com a monitoria na formação do discente/monitor se configura em mais um dos ricos movimentos que o processo de formação pode possibilitar para as aprendizagens ainda durante o processo de formação docente. Será apresentada a dinâmica do processo de construção do planejamento da monitoria, que levou em consideração as particularidades observadas dos discentes que foram assistidos por monitor e orientadora, assim como as reconstruções e reconciliações de conhecimento feitas pelo monitor junto à orientadora tornando a experiência uma construção colaborativa de conhecimento. Como também serão relatadas as atividades desenvolvidas a partir do planejamento. A escrita se deu por meio do diálogo entre monitor e orientadora objetivando expressar as reflexões que o processo vivido produziu nesta prática específica e na formação acadêmica.O relato está dividido em duas partes, de maneira que mostre a trajetória completa, desde a experiência como discente da disciplina, e o que isso acrescentou e como pode embasar a experiência de monitoria. Até a experiência de monitoria em si, mostrando as atividades desenvolvidas, objetivos, dificuldades e aprendizagens. Busca-se ainda, relatar a importância da monitoria na formação docente, como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico do discente.