Esse artigo tem como objetivo apresentar o percurso do trabalho de pesquisa que está sendo realizado no curso de Pós graduação em educação a nível de Mestrado na linha de Pesquisa Educação Popular na Universidade Federal da Paraíba. Nosso trabalho visa discutir os saberes construídos pelos educadores e educandos da Educação de Jovens e Adultos Indígena, e a efetivação das práticas pedagógicas no chão da escola em Terras indígenas potiguar na Baía da Traição-PB. Os saberes são construções sociais obtidas na trajetória pessoal e profissional de cada sujeito, educador e educando, os professores da EJA indígena, no exercício profissional, por meio de experiências, constroem diversos saberes e os reelaboram, a fim de construir suas práticas. O presente trabalho se baseia em leituras de periódicos, livros, revistas, artigos, bem como nos escritos de autores que discutem essa temática, subsidiando a discussão a respeito dos saberes e das práticas na EJA. A pesquisa, e de abordagem qualitativa, configura-se como um estudo de caso. Para exame dos dados coletados, será utilizada a Análise de Conteúdo, a qual norteará a apreciação das falas e dos significados dentro do contexto dos saberes e das práticas pedagógicas dos educadores da EJA indígena. Enquanto técnicas procedimentais, serão empregadas a pesquisa documental e a observação, além das entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado. Pretendemos com essa pesquisa despertar nos gestores a necessidade de uma formação sistemática para os educadores que atuam na EJA Indígena, e sensibilizar os gestores para necessidade de envolvimentos e compromisso dos educadores efetivos do município com a EJA Indígena, e um maior comprometimento do poder público com essa modalidade