Ao pesquisar-se o cotidiano escolar da França, país de renomada participação na história da Matemática e um dos berços de diversas ciências, tem-se por objetivo analisar o percurso da Matemática durante o século XX, seus conteúdos, discussões, avanços e retrocessos. Essa busca histórica servirá em momento posterior para comparar com as diferenças e similitudes que ocorreram no mesmo período com a Matemática em solo brasileiro. Para tal alcance utilizou-se a metodologia de revisão de bibliografia, conhecimento das principais reformas e leis que nortearam as mudanças na política educacional, e que por sua vez contribuíram para os resultados alcançados ao fim do século XX. A conclusão a que se chega é que a França acompanhou de perto o ensino de Matemática, intervindo sempre que necessário. Mesmo assim algumas das propostas feitas ao longo do século em foco não alcançaram de imediato os resultados esperados. Finalmente na década de 1980 a nação parece ter encontrado a solução para suas intensas buscas na construção de um padrão de educação nacional. Nesse período foi construído um currículo que contempla todos os níveis de ensino, ensejando a continuidade dos estudos. O trabalho prossegue buscando atender o binômio formação e progresso, pelo qual se procura manter a qualidade de ensino, da formação de professores e de fomento para o progresso nacional. Essa ideologia é fortalecida no fim dos anos de 1990 quando foi feito um balanço sobre as realizações educacionais da França durante o século em foco e os resultados finais foram considerados satisfatórios.