Resumo: Investigar sobre a postura do professor reflexivo poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia reflexiva no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a formação e prática docente. Assim, esse estudo objetiva apresentar as concepções do professor reflexivo na formação e prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que o professor é considerado um semeador da humanização e de inclusão social através do conhecimento e da valorização do aluno através da prática e da ação reflexiva visto que a aquisição de conhecimento deve partir de um ato dialógico. Percebemos que a postura do professor reflexivo poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes nessa metodologia de ensino, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude. Concluímos com esse trabalho que o professor reflexivo contribuirá com o alcance do objetivo de formação do estudante, podendo formar um profissional atento às várias dimensões que envolvem a vida do ser humano, elencando a reflexão como atitudes cotidianas necessárias para ações na prática docente.