Buscamos, nesta pesquisa, analisar como se dá a articulação discursiva dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na produção dos seus textos. Com isso, detemo-nos as dimensões de plano discursivo, com ênfase nas noções de figura e fundo. Para esse empreendimento, adotamos os pressupostos teóricos que caracterizam a ambiência da Linguística Funcional Centrada no Uso, referenciando-nos em estudiosos da área. O corpus da pesquisa, constitui-se de três textos do gênero carta argumentativa. O estudo assume uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, na qual lançamos um olhar qualitativo sobre os dados. Desse modo, as análises efetivadas elucidaram o nível textual discursivo e os aspectos semânticos-pragmáticos na construção dos textos. As discussões realizadas por esta pesquisa podem trazer contribuições para o ensino de língua, já que vislumbram questões relativas a compreensão e produção textual. Os resultados obtidos, evidenciam que os alunos investigados revelam dificuldades com a escrita, à disposição das informações enunciadas nos textos, em alguns casos, estão articuladas de maneira precária o que ocasiona prejuízos ao plano discursivo.