Apesar do consenso existente entre diferentes autores a respeito dos benefícios que a empatia pode exercer no desenvolvimento social das crianças, poucos são os estudos que relatam propostas de educação empática. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de intervenção pró-empatia que poderá ser utilizado por profissionais da área da educação infantil. Para testar a validade do modelo proposto, está sendo desenvolvida uma pesquisa-intervenção com um delineamento quase experimental, com pré-teste e pós-teste, grupo experimental e de controle, em uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. Deverão participar 24 estudantes da educação infantil, selecionados de uma amostra de 100 crianças. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados: a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes, de B. Bryant; o Diário de Campo; e uma Entrevista aberta. Os dados quantitativos serão analisados no Statistical Package Social Sciences (SPSS) e os dados qualitativos serão submetidos à Análise de Conteúdo Temática. A pesquisa-intervenção encontra-se em andamento. Para ilustrar o delineamento de como as intervenções estão sendo construídas, será apresentada uma intervenção que utiliza como estímulo afetivo-discursivo um episódio do Desenho animado Daniel Tigre. A intervenção proposta seguirá cinco etapas, a saber: 1) Estabelecimento de rapport; 2) Apresentação do desenho; 3) Uso de exercícios imaginativos; 4) Conversas sobre a vivência; 5) Fechamento da intervenção. Defende-se que o desenho animado pode ser uma ferramenta adequada para promover a empatia dentro das escolas e em outros âmbitos educacionais, favorecida pelo uso de técnicas do psicodrama associadas à discussão de dilemas morais.