O trabalho objetivou analisar os registros das reflexões dos alunos sobre a formação e profissionalização docente durante o estágio supervisionado. Nesta pesquisa, os diários de campo foram definidos como instrumentos para o registro escrito das vivências realizadas durante o estágio supervisionado junto aos alunos matriculados nas disciplinas de estágios supervisionados I e II, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNIFACEX. Nestes momentos procuramos (I) conhecer as expectativas iniciais dos alunos em relação ao estágio (etapa de expectativa – observação participativa); (II) conhecer a percepção dos estudantes em relação às aulas (etapa de percepção - ação e reflexão); (III) reflexão sobre o planejamento inicial, adequando-o aos resultados observados nas etapas anteriores e esperados em sala de aula (etapa de planejamento - readequação); (IV) avaliar a vivência (etapa de reflexão-na-ação). As reflexões da percepção dos estagiários, registradas em diários, enriqueceu a experiência de estagiários e orientadores, pois os estagiários puderam refletir sobre as razões pelas quais os mesmos sentiam-se inseguros nas etapas iniciais do processo de formação.