A contação e leitura de histórias são práticas que despertam o interesse pela leitura, incrementam a imaginação e criatividade e oportunizam outras formas de estar e ver o mundo. Este trabalho constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a narração de histórias e a promoção do comportamento leitor nas crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena a questão da formação do professor como promotor da leitura a partir da arte narrativa. A temática justifica-se pela importância da leitura literária no contexto da formação integral da criança. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise reafirma o impacto da arte de contar e ler histórias para a aproximação das crianças com os livros, a leitura e seu desenvolvimento e a importância de parceria com as famílias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil. Permitem pensar a necessidade de que o educador se assuma como professor suficientemente narrador e expresse uma atitude afetuosa com o texto literário e os ouvintes, ressaltando o caráter lúdico desta prática.