A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E O COMPORTAMENTO LEITOR DAS CRIANÇAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19983 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2922 "inscrito_id" => 11721 "titulo" => "A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E O COMPORTAMENTO LEITOR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A contação e leitura de histórias são práticas que despertam o interesse pela leitura, incrementam a imaginação e criatividade e oportunizam outras formas de estar e ver o mundo. Este trabalho constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a narração de histórias e a promoção do comportamento leitor nas crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena a questão da formação do professor como promotor da leitura a partir da arte narrativa. A temática justifica-se pela importância da leitura literária no contexto da formação integral da criança. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise reafirma o impacto da arte de contar e ler histórias para a aproximação das crianças com os livros, a leitura e seu desenvolvimento e a importância de parceria com as famílias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil. Permitem pensar a necessidade de que o educador se assuma como professor suficientemente narrador e expresse uma atitude afetuosa com o texto literário e os ouvintes, ressaltando o caráter lúdico desta prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO LEITORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID11721_17082016200214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSCILENE ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSCILENE ALVES" "autor_email" => "joscilenii@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19983 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2922 "inscrito_id" => 11721 "titulo" => "A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E O COMPORTAMENTO LEITOR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A contação e leitura de histórias são práticas que despertam o interesse pela leitura, incrementam a imaginação e criatividade e oportunizam outras formas de estar e ver o mundo. Este trabalho constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a narração de histórias e a promoção do comportamento leitor nas crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena a questão da formação do professor como promotor da leitura a partir da arte narrativa. A temática justifica-se pela importância da leitura literária no contexto da formação integral da criança. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise reafirma o impacto da arte de contar e ler histórias para a aproximação das crianças com os livros, a leitura e seu desenvolvimento e a importância de parceria com as famílias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil. Permitem pensar a necessidade de que o educador se assuma como professor suficientemente narrador e expresse uma atitude afetuosa com o texto literário e os ouvintes, ressaltando o caráter lúdico desta prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO LEITORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID11721_17082016200214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSCILENE ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSCILENE ALVES" "autor_email" => "joscilenii@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }