Resumo: Partindo do pressuposto de que o aluno de hoje necessita muito mais do que saber as quatro operações básicas da Matemática. Necessita-se comunicar com diferentes canais de informações, conectar-se com outras áreas do conhecimento para viver no mundo globalizado. Percebe-se que para enfrentar este desafio, o professor precisa potencializar a sala de aula com atividades significativas para os alunos. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo fornecer uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem confeccionando recursos didáticos alternativos de baixo custo para os alunos do ensino médio relacionados com os principais conteúdos da disciplina de Matemática. A metodologia aplicada adotou os moldes de uma pesquisa de campo onde foram feitos levantamento através da aplicação de questionários de sondagem com 100 alunos das três séries da E.E.E.M. Francisco de Sá Cavalcante, localizada na Cidade de Paulista a cerca desses maiores índices de dificuldades na aprendizagem e de pesquisa-ação para a realização de apresentações dos recursos didáticos com o intuito de avaliar os materiais confeccionados. Após análise dos questionários, foram selecionados os conteúdos que foram apontados como de baixa compreensão e em seguida começaram as oficinas para a confecção dos recursos didáticos a partir de materiais com baixo custo e fácil aquisição. Os recursos didáticos foram bem aceitos e apresentáveis. Os resultados apontaram excelente aceitação dos jogos didáticos confeccionados, aumentando assimilação dos conteúdos e melhorando o aprendizado e a interação entre os alunos em sala de aula.