O presente artigo surge a partir das reflexões feitas durante e após a conclusão da dissertação de uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da UFPB, Brasil. Temos como objetivo apresentar a relevância da abordagem das temáticas afro-indígenas em sala de aula, dando ênfase ao culto da Jurema Sagrada, manifestação religiosa muito presente no Nordeste brasileiro, vinculada diretamente as matrizes indígenas, com representação significativa na Umbanda. Buscamos situar a temática a partir da lei 11.645 de 10 de março de 2008;da Declaração Sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, aprovada pela resolução 47/135 da Assembleia Geral da ONU de 18 de dezembro de 1992; e o Art. 33 da LDBEN(Lei de Diretrizes e Bases Nacionais). Nos remeteremos ainda a outros referencias como o PCENER do FONAPER, que articulam e norteiam a necessidade dessas inserções temáticas no cotidiano escolar. A partir do trabalho de campofeito tanto no espaço escolar quanto no espaço religioso, buscamos refletir sobre as metodologias para a efetivação dessas abordagens na sala de aula e propomos aqui uma ação didáticacomo uma forma sugestiva de ação educativa efetiva aos docentes do Ensino Fundamental.