IDENTIDADE DE GÊNERO E ESCOLA: O CURRÍCULO COMO CAMINHO CONTESTADO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21201 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1459 "inscrito_id" => 7241 "titulo" => "IDENTIDADE DE GÊNERO E ESCOLA: O CURRÍCULO COMO CAMINHO CONTESTADO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho consistiu em analisar como o currículo vivenciado por estudantes de uma instituição de ensino tem tratado das questões da identidade de gênero. A abordagem metodológica selecionada foi a qualitativa, os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os sujeitos foram selecionados de forma aleatória entre os estudantes que assumiam sua identidade de gênero. A organização da análise, a partir da tabulação das entrevistas, foi disposta em três fases: a primeira, a pré-análise, que busca tornar operacionais e sistematizar as ideias iniciais conduzindo a um plano de análise, levando em consideração as escolhas dos documentos que atendessem a regra da exaustividade e a regra da pertinência; a segunda, a exploração do material se consistiu na codificação e categorização. A terceira fase aborda o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação (Bardin, 2011). Os resultados da pesquisa indicaram o currículo escolar da instituição, objeto do estudo, não contribui para a superação das desigualdades sociais, pois não discuti o tema sobre a identidade de gênero e a orientação sexual com estudantes e profissionais possibilitando que experiências de negação das identidades possam ser construídas de forma preconceituosas e estereotipadas sem a devida orientação da escola. Os estudantes investigados relatam que assumem sua identidade de gênero e orientação sexual em sua maioria. Porém, muitas famílias ainda não aceitam e demonstram preocupação quanto a segurança de seus filho e a violência social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, CURRÍCULO, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID7241_14082016231108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiacavn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21201 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1459 "inscrito_id" => 7241 "titulo" => "IDENTIDADE DE GÊNERO E ESCOLA: O CURRÍCULO COMO CAMINHO CONTESTADO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho consistiu em analisar como o currículo vivenciado por estudantes de uma instituição de ensino tem tratado das questões da identidade de gênero. A abordagem metodológica selecionada foi a qualitativa, os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os sujeitos foram selecionados de forma aleatória entre os estudantes que assumiam sua identidade de gênero. A organização da análise, a partir da tabulação das entrevistas, foi disposta em três fases: a primeira, a pré-análise, que busca tornar operacionais e sistematizar as ideias iniciais conduzindo a um plano de análise, levando em consideração as escolhas dos documentos que atendessem a regra da exaustividade e a regra da pertinência; a segunda, a exploração do material se consistiu na codificação e categorização. A terceira fase aborda o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação (Bardin, 2011). Os resultados da pesquisa indicaram o currículo escolar da instituição, objeto do estudo, não contribui para a superação das desigualdades sociais, pois não discuti o tema sobre a identidade de gênero e a orientação sexual com estudantes e profissionais possibilitando que experiências de negação das identidades possam ser construídas de forma preconceituosas e estereotipadas sem a devida orientação da escola. Os estudantes investigados relatam que assumem sua identidade de gênero e orientação sexual em sua maioria. Porém, muitas famílias ainda não aceitam e demonstram preocupação quanto a segurança de seus filho e a violência social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, CURRÍCULO, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID7241_14082016231108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiacavn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }