O artigo remete a um recorte de uma pesquisa de Mestrado em andamento, que discute a importância do uso de jogos no Ensino de Matemática nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo neste artigo é discorrer sobre possibilidades e desafios de um jogo de tabuleiro com elemento de RPG desenvolvido para o ensino e aprendizagem de conceitos de adição e de subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discutimos noções de jogos de tabuleiro e de RPG e também fazemos uma articulação com alguns pesquisadores que abordam a importância da utilização de jogos em sala de aula, em especial, nas aulas de Matemática. Apresentamos as especificidades e origem do jogo de tabuleiro com elementos de RPG “Aventura de um livro mágico” e apontamos aspectos da pré-análise desse jogo como uma construção processual. Nesse sentido, a sua caracterização como jogo de tabuleiro é reforçada pela presença de mecânicas como rolagem de dados, movimento ponto a ponto e contação de história. Os elementos de RPG situam-se ao nível da interpretação de papéis pelos jogadores, os quais podem ser heróis, magos ou arqueiros. O enredo do jogo pode contribuir para a construção de um contexto lúdico por envolver monstros, heróis e batalhas. Para que o jogo se constitua em recurso didático em aulas de Matemática faz-se necessário a sua inclusão intencional pelos docentes nos seus planejamentos.