A utilização dos meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem tornou-se uma proposta educacional de grande relevância na atualidade devido aos avanços tecnológicos da era digital, o que nos fez abordar o facebook nesta pesquisa enquanto ferramenta pedagógica, já que a mesma faz parte do cotidiano da maioria dos estudantes, inclusive no ensino superior, o qual focamos neste trabalho. E para que seja operado como forma de transmissão do conhecimento, tal artifício deve ser instrumentalizado a partir da preparação de profissionais embasados em estudos sistematizados voltados para a disseminação de informações que auxiliem na construção do saber. Isto requer uma qualificação e capacitação de professores para que possam desenvolver diretrizes pedagógicas eficientes no sentido de aproximar os alunos com o contexto escolar, fornecendo caminhos inerentes ao âmbito social e cultural desses estudantes, caracterizando uma constituição da aprendizagem centrada no aluno, nas suas vivências, no seu ambiente real, e favorecendo o processo de escolarização através das redes sociais e demais recursos tecnológicos presentes na sociedade digital em questão. No entanto, sabe-se que existe grande lacuna entre o conhecimento compartilhado através das redes sociais e a aceitação desses recursos técnico-científicos por parte da classe acadêmica, o que torna a elaboração de estratégias para a sua transmissão algo distante da maioria das instituições de ensino, particularmente entre a maioria dos professores e dos próprios alunos, certamente pelo fato de o faceboook, aqui explanado, não se formalizar enquanto instrumento específico e formal do processo educacional.