Neste artigo procuramos discutir as experiências educacionais vivenciadas no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense em 2015. Experiências essas postas em prática por meio do projeto “Sociologia e Cinema”, contempladas pelo Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). O projeto tinha por objetivo desenvolver atividades fílmicas, direcionadas à exibição de películas e à construção de rodas de debates que colocassem em relação a Ciência da Sociedade e o Cinema. Partimos da reflexão de que a sociologia é cada vez mais necessária aos jovens diante das profundas transformações sociais em que vivem, sendo fundamental o desenvolvimento da capacidade de problematizar o mundo e inserir-se criticamente na sociedade. Foram abordados diversos temas como cidadania, trabalho, cultura, sexualidade, etc., os quais, dialogados a partir do cinema, aprofundavam saberes de sala de aula. A nossa proposta, do ponto de vista da metodologia, está assentada em documentos “etnográficos” que incorporam um conjunto variado de informações sobre a escola, sobre a disciplina de sociologia e sobre o cinema, além de registros fotográficos e diálogos construídos durante as exibições com os alunos. Contamos também com informações sobre o ProEMI e com uma importante bibliografia destinada a subsidiar o debate nas questões de cinema e educação.