A quantidade de água disponível para consumo vem diminuindo a cada ano se comparado a águas não potáveis (salobras, congeladas e poluídas), temos apenas uma pequena porcentagem 3% de toda a água do planeta própria para consumo. Segundo SILVA, ARAUJO, SILVA, 2006, pag. 1 “Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água. Desse total, apenas 3% é de água potável”. O consumo da água deve ser feito de forma consciente, além de ser muito importante para todos os seres vivos a água acaba representando o desenvolvimento de um país, já que indústrias diversas representam 92% do consumo de toda a água potável, a agricultura usa em torno de 70%, indústrias 22%%, e as residências usam 8%. As reservas de água potável vêm se acabando devido ao uso acerbado, com o desperdício e ainda poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura. As leis ambientais classificam poluição como pontual e difusa, a pontual acontece em um ponto especifico o foco da poluição é de fácil identificação, já a difusa se espalha e não se tem uma precisão ao identificar o ponto, sua forma pode ser sedimentar, Biológica, Térmica e Despejo de Substâncias. Um dos piores tipos de poluição é aquela que afeta o lençol freático, levando em consideração que nossas maiores reservas de água potável estão no subsolo, estima-se que o lençol freático demora mais de 300 anos para ser despoluído, o presente trabalho tem como finalidade debater sobre a poluição do lençol freático a partir dos resíduos laboratoriais, em turma do ensino médio a pesquisa foi aplicada em duas escola e em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, onde ficou claro o déficit de alguns alunos com o significado de alguns termos chave do trabalho apresentado, e que estes compreenderam a necessidade de deixar conteúdo sobre como é feito o descarte correto.