O presente estudo trata do hipertexto, um gênero textual que está presente nas redes sociais e que tem assumido dimensões significativas em todos os âmbitos, principalmente na escola. Nesse sentido, objetiva-se analisar a influência do hipertexto e da linguagem utilizada nas redes sociais no contexto da sala de aula Sempre se discutiu acerca das dificuldades existentes nos estudantes quanto à prática da leitura e da escrita, sob a perspectiva de compreensão, o que se tem como resultado, um número significativo de dificuldades destes para se compreender o que se lia e escrevia. Tendo em vista o acesso às tecnologias digitais, como as redes sociais, novas práticas de leitura e escrita surgiram, ferramentas que têm influenciado na linguagem dentro e fora da sala de aula. A pesquisa tem caráter bibliográfico e de campo, numa perspectiva qualiquantitativa realizada numa escola pública, de uma cidade, do interior do Estado da Paraíba, com os alunos do 9º ano do ensino fundamental. As informações foram coletadas em duas etapas, utilizando-se o mesmo instrumento de coleta de dados, mas em sujeitos diferenciados. Nas referidas etapas, aplicou-se a entrevista semiestruturada, sendo a primeira etapa aplicada a alunos e a segunda, a professores. Foram feitas as análises dos dados evidenciando a importância do hipertexto e da tecnologia para o ensino de língua materna, prática pedagógica.