A INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA ADOLESCÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19934 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1378 "inscrito_id" => 10768 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA ADOLESCÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O presente texto traz algumas considerações sobre a Influência do Capitalismo na Adolescência no Espaço Escolar. Possui como objetivo pontuar de que maneira a educação escolar vem facilitando à alienação do adolescente na ideologia da produção e reprodução do capitalismo. Será de cunho bibliográfico, afim de possibilitar a reflexão crítica sobre esta questão, interrelacionando capitalismo, escola e adolescência. Concluímos que as tarefas desempenhadas pela educação escolar no cotidiano do adolescente, tem como base o pensamento tradicionalmente capitalista, reproduzindo a ideologia de burguês proletariado, pensamento naturalista no sentido de ter nascido para realizar alguma função, e meritocrático, mesmo que não seja igualitário, desta forma, a contradição de que o estudante só conseguirá ter bom desempenho nas provas e ter sucesso no mercado de trabalho, se ele friamente souber competir para ter o que a sociedade diz que é o melhor, como carro, roupas de marca etc. pensamentos de consumo, coisificando e uniformizando sujeitos como máquinas de produção e reprodução do pensamento egoeconômico do Estado. Para a desconstrução da alienação massiva, é necessário promover protagonismo tanto na instituição, nos professores, mas principalmente nos alunos, para realizar a promoção de criticidade quanto aos conteúdos e currículos impostos, expandindo as limitações dos conteúdos estrategicamente filtrados pelas redes de poder." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CAPITALISMO, ADOLESCÊNCIA, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID10768_14082016204703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIÉLE TRICHEZ MENIN" "autor_nome_curto" => "FRAN MENIN" "autor_email" => "franci_menin@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19934 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1378 "inscrito_id" => 10768 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NA ADOLESCÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O presente texto traz algumas considerações sobre a Influência do Capitalismo na Adolescência no Espaço Escolar. Possui como objetivo pontuar de que maneira a educação escolar vem facilitando à alienação do adolescente na ideologia da produção e reprodução do capitalismo. Será de cunho bibliográfico, afim de possibilitar a reflexão crítica sobre esta questão, interrelacionando capitalismo, escola e adolescência. Concluímos que as tarefas desempenhadas pela educação escolar no cotidiano do adolescente, tem como base o pensamento tradicionalmente capitalista, reproduzindo a ideologia de burguês proletariado, pensamento naturalista no sentido de ter nascido para realizar alguma função, e meritocrático, mesmo que não seja igualitário, desta forma, a contradição de que o estudante só conseguirá ter bom desempenho nas provas e ter sucesso no mercado de trabalho, se ele friamente souber competir para ter o que a sociedade diz que é o melhor, como carro, roupas de marca etc. pensamentos de consumo, coisificando e uniformizando sujeitos como máquinas de produção e reprodução do pensamento egoeconômico do Estado. Para a desconstrução da alienação massiva, é necessário promover protagonismo tanto na instituição, nos professores, mas principalmente nos alunos, para realizar a promoção de criticidade quanto aos conteúdos e currículos impostos, expandindo as limitações dos conteúdos estrategicamente filtrados pelas redes de poder." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CAPITALISMO, ADOLESCÊNCIA, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID10768_14082016204703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIÉLE TRICHEZ MENIN" "autor_nome_curto" => "FRAN MENIN" "autor_email" => "franci_menin@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }