Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC), marco regulatório da Política de Educação do Campo, no Rio Grande do Norte. Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada sobre as condições de trabalho docente em escolas rurais do RN POR OCASIÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. No texto, privilegiamos a discussão acerca dos desafios elencados pelos gestores (das três escolas participantes da pesquisa) frente ao processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC). De acordo com os critérios estabelecidos para a definição da amostra (localização geográfica, quantidade de alunos e dependência administrativa), foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores das escolas. Partimos do pressuposto de que, para se implementar uma determinada política, é preciso assegurar as condições basilares necessárias à sua operacionalização. Por essa razão, definimos como percurso metodológico a análise das condições de trabalho docente nas escolas rurais selecionadas e, a partir desta, a análise do processo de implementação da referida política no estado do RN, no ano de 2010. Entre os desafios para implementação da referida política, foram destacados pelos participantes da pesquisa: a falta de identidade do professor com o meio rural e a ausência de universalização da política, além da própria condução da política, em âmbito estadual, que tem sido feita de maneira isolada, somente no âmbito de alguns programas.