O projeto está em andamento e tem a intenção de contribuir para a conscientização do uso sustentável dos materiais e para a percepção dos impactos do lixo no meio ambiente nas 6ª e 7ª séries do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Dessa forma, compreender as relações existentes entre Arte e Sustentabilidade a partir da alfabetização científica, sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados (lixo). Serão utilizados os princípios da arte-educação, visto que ela é caracterizada como uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. Levando em conta os diferentes processos de significação do lixo, pretende-se demonstrar as inter-relações entre arte, criatividade, lixo e reciclagem por meio da alfabetização científica e intervenções artísticas. Para tanto, o projeto está dividido em 5 fases: 1- Leitura e Interpretação, 2- Sensibilização Teórica, 3- Coleta de Dados, 4- Oficinas de Conscientização e 5- Exposições. Ao realizar oficinas com técnicas de reciclagem para ressignificar materiais que seriam descartados, busca-se utilizar a abordagem triangular de Barbosa (2001 e 2003) que consiste em VER, FAZER e APRECIAR.