A igualdade entre homens e mulheres garantida na Constituição Federal ainda não foi alcançada na prática. A sociedade atual caracteriza-se como preconceituosa e excludente, o que interfere na efetivação da cidadania que para ocorrer de forma plena implica na necessidade da construção de uma identidade e do sentimento de pertencimento à sociedade. Desse modo, verifica-se a necessidade de debates acerca dos direitos humanos em âmbito escolar e consequentemente na formação inicial docente nos cursos de licenciaturas. Este trabalho tem como objetivo
discutir sobre os conceitos de gênero e cidadania na perspectiva dos direitos humanos e a necessidade da inclusão dos direitos humanos nos currículos de cursos de formação inicial de professores. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, no qual foi utilizado o método dialético de investigação e análise. A partir do estudo pode-se concluir que a inclusão dos direitos humanos nos currículos dos cursos de licenciaturas de todas as áreas é uma exigência prevista em legislação e que propiciará conhecimentos que embasem a prática docente e que possam contribuir para construção de uma cultura dos direitos humanos.