O presente trabalho tem o objetivo de discutir as principais peculiaridades que perpassam o processo de formação do profissional da Educação Infantil, a partir de uma análise histórica e crítica dos principais elementos que compõem a riqueza da formação de professores para atuar na Educação Infantil, também conhecida como primeira etapa da educação básica. Para conhecermos um pouco mais da história da formação docente e suas peculiaridades; do papel do pedagogo; dos saberes envolvidos nesse processo e da importância de conhecermos o que envolve o cuidar e o educar crianças na educação infantil, é que nos propomos a escrever esse texto. Para este momento de reflexão e conhecimento da própria história, nos propomos estudar, refletir e analisar brevemente, a formação do professor da educação infantil, considerando desde o percurso de formação até a construção da sua identidade docente. Realizamos uma compilação dos textos estudados para obtermos maiores informações e para compreendermos a concepção de infância, as mudanças na própria estrutura educacional, bem como o entendimento do cuidar e educar como processos interligados. Assim, vimos que a oportunidade de crescimento estudantil e profissional para alunos do curso de Pedagogia, especificamente, está pautado na ampliação do conhecimento científico, do entendimento da relação teoria-prática como indispensáveis para a formação docente e do comprometimento com uma educação que valorize a criança em suas várias dimensões.