CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE SOBRE ÁCIDOS E BASES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20509 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3244 "inscrito_id" => 2298 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE SOBRE ÁCIDOS E BASES" "resumo" => "O tema “ácidos e bases” faz parte do cotidiano dos alunos, sendo assim, um dos tópicos de grande relevância para formação do cidadão crítico. Neste artigo discutiremos os conhecimentos prévios ou concepções alternativas com o objetivo de identificar as concepções de alunos de ensino médio sobre ácidos e bases, bem como propor estratégias didáticas que possibilitem a mudança conceitual aos discentes. A pesquisa teve caráter qualitativo, e contou com a participação de 30 alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luiz Felipe na cidade de Sobral - CE. Foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados um questionário, no qual após a aplicação, os dados coletados foram organizados de acordo com o método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que ao associarem o ácido como uma substancia corrosiva, os discentes apresentaram uma das características gerais desse tipo de composto, mostrando, assim, algum conhecimento científico sobre o tema. Constatou- se também que a maior parte dos alunos não consegue detectar a presença de ácidos em seu cotidiano desconhecendo as implicações dessas substancias em relação aos aspectos sociais e econômicos. Além disso, obsevou-se visões negativas quanto à aplicabilidade desses compostos que pode ser resultante da interação dos alunos com os meios de comunicação. Baseado nesse cenário, recomenda-se que o professor trabalhe em sala de aula estratégias de ensino que favoreçam a evolução conceitual. Outra forma de se trabalhar esses conteúdos seria a utilização da Abordagem CTSA (Ciencia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) em sala de aula, com a finalidade dos alunos perceberem aplicações tecnológicas de ácidos e bases, e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁCIDOS, BASES, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID2298_18082016163030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ACÁSSIO PAIVA" "autor_email" => "acassiopaiva1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20509 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3244 "inscrito_id" => 2298 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE SOBRE ÁCIDOS E BASES" "resumo" => "O tema “ácidos e bases” faz parte do cotidiano dos alunos, sendo assim, um dos tópicos de grande relevância para formação do cidadão crítico. Neste artigo discutiremos os conhecimentos prévios ou concepções alternativas com o objetivo de identificar as concepções de alunos de ensino médio sobre ácidos e bases, bem como propor estratégias didáticas que possibilitem a mudança conceitual aos discentes. A pesquisa teve caráter qualitativo, e contou com a participação de 30 alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luiz Felipe na cidade de Sobral - CE. Foi utilizado como instrumento para a coleta dos dados um questionário, no qual após a aplicação, os dados coletados foram organizados de acordo com o método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que ao associarem o ácido como uma substancia corrosiva, os discentes apresentaram uma das características gerais desse tipo de composto, mostrando, assim, algum conhecimento científico sobre o tema. Constatou- se também que a maior parte dos alunos não consegue detectar a presença de ácidos em seu cotidiano desconhecendo as implicações dessas substancias em relação aos aspectos sociais e econômicos. Além disso, obsevou-se visões negativas quanto à aplicabilidade desses compostos que pode ser resultante da interação dos alunos com os meios de comunicação. Baseado nesse cenário, recomenda-se que o professor trabalhe em sala de aula estratégias de ensino que favoreçam a evolução conceitual. Outra forma de se trabalhar esses conteúdos seria a utilização da Abordagem CTSA (Ciencia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) em sala de aula, com a finalidade dos alunos perceberem aplicações tecnológicas de ácidos e bases, e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁCIDOS, BASES, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID2298_18082016163030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ACÁSSIO PAIVA" "autor_email" => "acassiopaiva1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }