, Lhaysmarinhodaconceiçãoferreira. O celular como disputa de sentido. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21483>. Acesso em: 05/11/2024 10:01
A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação – as TICs – tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mundo contemporâneo e é esse cenário que orienta a pesquisa de mestrado em curso com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos aos usos de dispositivos móveis na sala de aula. Os questionamentos feitos neste trabalho têm como ponto de reflexão a produção cultural dos sujeitos em meio à tecnologia, entendendo-a como linguagem e não somente como disponibilidade de aparato midiático, que enseja práticas culturais com grandes implicações no currículo. Penso esse contexto de mudanças operando com a ideia de currículo como enunciação cultural, que também é constituído, pela presença ou pela ausência, por sentidos de uma cultura digital. Entendendo que há muitos sentidos dados para o uso dos dispositivos móveis, precisamente do celular, em sala de aula, busco problematizar os discursos que tentam ser hegemônicos, como a ação de diferentes casas legislativas espalhadas pelo país no sentido de coibir e/ou limitar o uso de dispositivos móveis nas salas de aula, entendo o uso destes dispositivos como prejudicial aos alunos, além dos discursos que as tecnologias são a possível solução para a crise na educação. Aqui não nos cabe afirmar se há um lado certo, mas discutir por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos do ensino médio de uma escola localizada no município do Rio de Janeiro outros sentidos atribuídos ao uso do celular no momento da aula.