FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFCG
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21090 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 1831 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFCG" "resumo" => """ Estudar a prática docente é adentrar em um mundo de contradições, é desvelar as mais profundas inquietudes daqueles que estão diariamente no ofício. O presente trabalho tem por finalidade analisar as práticas de formação inicial e continuada e sua relevância para um ensino eficaz. Ressaltar a necessidade de uma formação inicial sólida como mecanismo que contribua para o bom desenvolvimento durante toda sua vida profissional, assim como a importância da formação continuada como ferramenta essencial para que o professor possa acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea, principalmente na abordagem de temáticas consideradas controversas, contribuindo de forma positiva para a valorização do seu currículo bem como para sua valorização financeira e profissional.\r\n Discutir a relevância da formação do professor em áreas específicas de atuação como Ciências Sociais, mostrando a possibilidade de debater temas transversais nas escolas facilitando a integração de disciplinas expondo a abrangência em trabalhar a interdisciplinaridade, para concluir discutir como a formação continuada pode contribuir para a formação do cidadão autônomo com criticidade, sempre atentando para a inclusão de novas técnicas metodológicas para auxiliar, facilitar e contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos ao inseri-los no campo de estudos unindo as teorias das salas de aula às práticas através de exposição extraclasse. Para a construção desse artigo foi utilizada pesquisa qualitativa como: observação participativa, análise em livros especializados na área, consultas aos PCN’s bem como o relato de experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Sociologia. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "VALORIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1831_09072016105858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "azurado1@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21090 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 1831 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFCG" "resumo" => """ Estudar a prática docente é adentrar em um mundo de contradições, é desvelar as mais profundas inquietudes daqueles que estão diariamente no ofício. O presente trabalho tem por finalidade analisar as práticas de formação inicial e continuada e sua relevância para um ensino eficaz. Ressaltar a necessidade de uma formação inicial sólida como mecanismo que contribua para o bom desenvolvimento durante toda sua vida profissional, assim como a importância da formação continuada como ferramenta essencial para que o professor possa acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea, principalmente na abordagem de temáticas consideradas controversas, contribuindo de forma positiva para a valorização do seu currículo bem como para sua valorização financeira e profissional.\r\n Discutir a relevância da formação do professor em áreas específicas de atuação como Ciências Sociais, mostrando a possibilidade de debater temas transversais nas escolas facilitando a integração de disciplinas expondo a abrangência em trabalhar a interdisciplinaridade, para concluir discutir como a formação continuada pode contribuir para a formação do cidadão autônomo com criticidade, sempre atentando para a inclusão de novas técnicas metodológicas para auxiliar, facilitar e contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos ao inseri-los no campo de estudos unindo as teorias das salas de aula às práticas através de exposição extraclasse. Para a construção desse artigo foi utilizada pesquisa qualitativa como: observação participativa, análise em livros especializados na área, consultas aos PCN’s bem como o relato de experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Sociologia. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "VALORIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1831_09072016105858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "azurado1@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }