O trabalho de campo apresenta-se como um instrumento didático-pedagógico de relevância para o ensino de Geografia, tendo em vista que a observação in loco proporciona maior articulação de conhecimento, aproximando a teoria à prática. Obter uma aprendizagem significativa requer a utilização de recursos que apoiem tal feito, dessa forma é necessário inserir no cotidiano escolar as diversas ferramentas metodológicas que conhecemos através das teorias acadêmicas, de forma planejada para que realmente seja eficiente a aprendizagem. Diante da necessidade do ensino de uma Geografia significativa, que colabore para formação de cidadão críticos, capazes de aliar a teoria à prática, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências vividas através do Subprojeto de Geografia – PIBID e analisar a importância da aula de campo como ferramenta metodológica edificante ao ensino de uma Geografia significativa, assim como a evidenciar o importante apoio mediante o Projeto PIBID na formação docente. Utilizando como metodologia o tipo de pesquisa exploratória de campo com abordagem qualitativa. O trabalho fora realizado na escola E.E.F.M São Sebastião em Campina Grande- PB, com discentes de turma de 7°ano, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.