INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CATINGUEIRA, PARAÍBA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21263 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 4744 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CATINGUEIRA, PARAÍBA" "resumo" => "A Educação ambiental deve ser um processo conectado com a interdisciplinaridade por possuir um caráter inter-relacional e complexo, dessa forma sendo possível estar presente em todas as áreas da educação, permitindo destacar as relações entre a sociedade e o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento e as práticas dos docentes quanto a interdisciplinaridade em Educação Ambiental. Foram entrevistados 18 professores por meio da aplicação de um questionário constituído por 6 afirmativas (Escala de Likert). A análise dos dados foi por meio da estatística descritiva, a partir das frequências de percentuais de suas alternativas de respostas. Os resultados reportaram que 94,4% (n = 17) dos docentes entrevistados afirmaram ter conhecimento sobre interdisciplinaridade, enquanto que apenas 5,6% (n = 1) demonstraram dúvida quanto ao seu conhecimento total acerca do tema. No entanto, os professores demostraram possuir dificuldades em algum nível quanto a interdisciplinaridade, 38,9% (n = 7), afirmaram ser possível a interação do método interdisciplinar relacionando a uma diversidade de conteúdos abordados em sala de aula, 61,1% (n = 11), afirmaram ter dificuldades em trabalhar com a Educação Ambiental. No entanto, 72,2% (n = 13), abordaram que o maior problema é a capacitação pessoal, 33,4% (n = 6) afirmaram ser por falta de motivação e/ou disposição. Os docentes entrevistados apresentaram dificuldades em aplicar este método de ensino nas suas aulas. A inserção da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar no currículo escolar é importante para garantir educação de qualidade e transformadora para os alunos relacionada a um contexto ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID4744_11072016221854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANNE DE SOUZA GUILHERME " "autor_nome_curto" => "LAIANNE SOUZA " "autor_email" => "laiannesouza.2014@gmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21263 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 4744 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CATINGUEIRA, PARAÍBA" "resumo" => "A Educação ambiental deve ser um processo conectado com a interdisciplinaridade por possuir um caráter inter-relacional e complexo, dessa forma sendo possível estar presente em todas as áreas da educação, permitindo destacar as relações entre a sociedade e o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento e as práticas dos docentes quanto a interdisciplinaridade em Educação Ambiental. Foram entrevistados 18 professores por meio da aplicação de um questionário constituído por 6 afirmativas (Escala de Likert). A análise dos dados foi por meio da estatística descritiva, a partir das frequências de percentuais de suas alternativas de respostas. Os resultados reportaram que 94,4% (n = 17) dos docentes entrevistados afirmaram ter conhecimento sobre interdisciplinaridade, enquanto que apenas 5,6% (n = 1) demonstraram dúvida quanto ao seu conhecimento total acerca do tema. No entanto, os professores demostraram possuir dificuldades em algum nível quanto a interdisciplinaridade, 38,9% (n = 7), afirmaram ser possível a interação do método interdisciplinar relacionando a uma diversidade de conteúdos abordados em sala de aula, 61,1% (n = 11), afirmaram ter dificuldades em trabalhar com a Educação Ambiental. No entanto, 72,2% (n = 13), abordaram que o maior problema é a capacitação pessoal, 33,4% (n = 6) afirmaram ser por falta de motivação e/ou disposição. Os docentes entrevistados apresentaram dificuldades em aplicar este método de ensino nas suas aulas. A inserção da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar no currículo escolar é importante para garantir educação de qualidade e transformadora para os alunos relacionada a um contexto ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID4744_11072016221854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANNE DE SOUZA GUILHERME " "autor_nome_curto" => "LAIANNE SOUZA " "autor_email" => "laiannesouza.2014@gmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }