O presente artigo trata-se de um recorte da tese de doutorado defendida pela autora em julho de 2016 por meio da Universidade Internacional Três Fronteiras (UNINTER). A pesquisa configurou-se como de campo, devido ao fato de ser um estudo voltado para um grupo de professores de escola pública, que atuam com o Ensino Médio na rede pública do estado da Bahia. Tendo como objetivo, investigar os professores a respeito da metodologia utilizada na Formação do Programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que por sua vez, ocorreu em um contexto real, por meio de uma exploração intensiva de uma única unidade de estudo, ou seja, os professores envolvidos. A categorização implicou síntese das variáveis teóricas emergentes. O significado das incidências corresponde ao número de vezes, no qual os sujeitos da pesquisa manifestaram-se, por meio de suas falas, em relação à categoria emergente. Desta forma a pesquisa configurou-se como qualitativa descritiva. Para a realização das análises dos dados, utilizamos Bardin (2007). O referencial teórico apresentado nesse artigo foi selecionado com o intuito de alcançarmos o nosso objetivo geral. Assim, buscamos nos documentos oficiais do Pacto (Brasil, 2013), elementos para contextualizar o Programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Vygotsky (1994) e Saviani (1991), alicerces para refletir a respeito do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem. Libâneo (2005), fundamentos no que tange o Currículo e a Prática escolar. Paulo Freire (1997), conhecimentos no que diz respeito a Formação continuada em serviço: ação imprescindível ao professor.