Este artigo se refere à pesquisa de mestrado em educação que toma a diversidade sexual no espaço escolar como objeto de investigação. Analisa como a temática em questão tem sido desenvolvida na academia brasileira. A pesquisa é bibliográfica e os dados obtidos são resultado de um levantamento no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2005 a 2015. Objetiva analisar a evolução temporal das produções; os programas de pós-graduação, assim como as áreas de conhecimento e perspectivas teóricas que mais se dedicaram ao tema. Foram encontrados 28 trabalhos. Eles demonstram que a diversidade sexual na escola tem se constituído, na atualidade, como objeto de estudo na academia, mas que a educação precisa se dedicar ainda mais para compreendê-la e explicá-la; apesar dos estudos sobre diversidade sexual e de gênero serem mais discutidos nas teorias pós-críticas o marxismo tem condições, igualmente, de investigar e explicar a realidade em que esse objeto está imerso. Acreditamos que o debate e a compreensão sobre as diferentes formas de viver e expressar a sexualidade possibilitarão à escola, assim como a sociedade de modo geral, a constituição de um espaço de respeito e valorização das singularidades.