Atualmente as discussões sobre Educação Ambiental-EA têm estado na agenda de preocupações de diferentes países em todo o mundo. Cotidianamente se ouve falar em catástrofes ambientais, o que requer urgente a aquisição de uma nova consciência que contribua com o desenvolvimento de ações respeitosas e comprometidas com a natureza, com o próximo e consigo, mas, como essa temática tem sido trabalhada pelos profissionais do ensino superior? Encaminha-se então um debate sobre a temática EA. Nessa perspectiva desenvolveu-se o projeto “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS GRADUAÇÕES DO IFMA/CAMPUS CAXIAS: IMPORTÂNCIA, DESAFIOS E OBSTÁCULOS”. A pesquisa objetiva analisar a importância da temática EA cursos de graduação do IFMA/campus Caxias, e especificamente busca: Identificar obstáculos e estratégias utilizadas na abordagem da temática. Trata-se de uma pesquisa de campo precedida de levantamento bibliográfico. Teve como interlocutores professores e alunos de graduação do instituto. Os resultados permitiram afirmar que apesar dos obstáculos a temática EA possui possibilidades reais de trabalho, e que estratégias como debates, palestras, pesquisas, podem contribuir para uma nova consciência e nova postura para com a natureza. Propõe-se o desenvolvimento de tais estratégias na UEM Jadhiel Carvalho. Diante do desafio de não apenas informar, mas, de formar novas consciências, os educadores precisam ousar e implementar novas ideias.