A formação no ensino superior é um desafio constante para todos os atores envolvidos na temática, de forma direta e indireta. Neste cenário, destaca-se a componente curricular Metodologia do Ensino Superior a qual representa um campo de enriquecimento e uma ferramenta de discussão crítica da qualidade da ação docente. O presente estudo justifica-se pela importância em promover debates e disseminar as informações sobre o potencial da Metodologia do Ensino. Objetivou descrever a avaliação dos alunos quanto às possíveis contribuições da componente curricular Metodologia do Ensino Superior em sua formação profissional, durante o segundo módulo do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfase em Economia Solidária (ECOSOL) do Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os dados foram levantados junto aos discentes (n=22) do referido curso de especialização o que correspondeu a parte dos meses de abril e maio de 2016, sempre aos sábados. Como principais resultados, todos os alunos registraram que nunca haviam estudado a componente curricular Metodologia do Ensino Superior anteriormente. Quando questionados sobre a possível intenção em seguir a carreira de professor universitário, a maioria (63,64%) respondeu que sim. Consideramos que as abordagens em sala de aula na pós graduação sejam abertas para o “saber ser” de forma dinâmica e reflexiva.