A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educativa amparada por lei voltada para pessoas que não tiveram acesso à educação básica enquanto jovens e que têm nela a oportunidade de continuar os estudos. O presente trabalho trata do relato de experiência de quatro alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará que vivenciaram a rotina de um professor de Ciências da EJA no projeto Neputira na zona rural do município de Moju, estado do Pará. O trabalho é resultado de nossas pesquisas realizadas na disciplina de Vivência na Prática Educativa IV com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e objetivou vivenciar a realidade da EJA, a fim de conhecer como acontece o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade educativa, com enfoque nas estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para facilitar a aprendizagem dos educandos. Para coleta de dados realizamos uma revisão bibliográfica com base em autores que discutem a temática entre os quais destacam-se os estudos de Moreira e Ferreira (2011), Lima e Silva (2014), Paz e Santos (2014) e a pesquisa empírica utilizando como técnicas de coletas de dados as observações não participantes nas aulas de ciências ao longo de dois finais de semana e uma entrevista semiestruturada com um docente da disciplina de ciências. Pode-se constatar que há todo um cuidado para que o trabalho seja realizado da melhor forma por parte dos docentes, no entanto, a falta de recurso, e infraestrutura acaba limitando a possibilidade de melhores rendimentos.