Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO CAPACIDADES EM LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: LEITURA, LÍNGUA INGLESA, MULTIMODALIDADE Pôster (PO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20655
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3217
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "DESENVOLVENDO CAPACIDADES EM LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo desenvolver, por meio do estudo de gêneros textuais com foco em leitura de textos multimodais, capacidades de leitura e compreensão textual em LI.  Os pressupostos teóricos que embasam nosso estudo são: (BRASIL (1998, 2000,2002,2007) DIONÍSIO, 2014). O corpus desse estudo foi constituído de questionários, respondidos por alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande e depoimentos coletados ao longo da ministração das aulas. Após a realização do minicurso proposto no trabalho, percebemos que a prática da leitura multimodal ainda não recebeu a devida atenção no contexto escolar. Assim, o presente trabalho foi uma oportunidade para iniciar o ensino de leitura em língua inglesa com a multimodalidade textual na escola onde realizamos nosso estudo. Percebemos que o minicurso realizado logrou êxito em sua execução, uma vez que percebemos o envolvimento dos alunos na proposta do minicurso, o desenvolvimento de estratégias de leitura para cada gênero textual estudado, além da ampliação da concepção de leitura dos alunos. Eles observaram que é possível fazer leitura de imagens, assim como podemos construir o sentido de um texto relacionando-o com nosso mundo social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA INGLESA, MULTIMODALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID230_18082016151824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA RODRIGUES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA ALMEIDA"
    "autor_email" => "karlaalmeida.1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20655
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3217
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "DESENVOLVENDO CAPACIDADES EM LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo desenvolver, por meio do estudo de gêneros textuais com foco em leitura de textos multimodais, capacidades de leitura e compreensão textual em LI.  Os pressupostos teóricos que embasam nosso estudo são: (BRASIL (1998, 2000,2002,2007) DIONÍSIO, 2014). O corpus desse estudo foi constituído de questionários, respondidos por alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande e depoimentos coletados ao longo da ministração das aulas. Após a realização do minicurso proposto no trabalho, percebemos que a prática da leitura multimodal ainda não recebeu a devida atenção no contexto escolar. Assim, o presente trabalho foi uma oportunidade para iniciar o ensino de leitura em língua inglesa com a multimodalidade textual na escola onde realizamos nosso estudo. Percebemos que o minicurso realizado logrou êxito em sua execução, uma vez que percebemos o envolvimento dos alunos na proposta do minicurso, o desenvolvimento de estratégias de leitura para cada gênero textual estudado, além da ampliação da concepção de leitura dos alunos. Eles observaram que é possível fazer leitura de imagens, assim como podemos construir o sentido de um texto relacionando-o com nosso mundo social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA INGLESA, MULTIMODALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID230_18082016151824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA RODRIGUES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA ALMEIDA"
    "autor_email" => "karlaalmeida.1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver, por meio do estudo de gêneros textuais com foco em leitura de textos multimodais, capacidades de leitura e compreensão textual em LI. Os pressupostos teóricos que embasam nosso estudo são: (BRASIL (1998, 2000,2002,2007) DIONÍSIO, 2014). O corpus desse estudo foi constituído de questionários, respondidos por alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande e depoimentos coletados ao longo da ministração das aulas. Após a realização do minicurso proposto no trabalho, percebemos que a prática da leitura multimodal ainda não recebeu a devida atenção no contexto escolar. Assim, o presente trabalho foi uma oportunidade para iniciar o ensino de leitura em língua inglesa com a multimodalidade textual na escola onde realizamos nosso estudo. Percebemos que o minicurso realizado logrou êxito em sua execução, uma vez que percebemos o envolvimento dos alunos na proposta do minicurso, o desenvolvimento de estratégias de leitura para cada gênero textual estudado, além da ampliação da concepção de leitura dos alunos. Eles observaram que é possível fazer leitura de imagens, assim como podemos construir o sentido de um texto relacionando-o com nosso mundo social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.