O objetivo deste artigo é realizar uma discursão diante da qualidade da educação no Brasil desde o ensino básico ao ensino superior, destacando que a distribuição de renda e da riqueza no país determina o acesso dos estudantes na escola. Além disso, foram analisadas opiniões dos discentes do ensino superior no que diz respeito à qualidade do ensino no Instituto Federal da Bahia, para a coleta e análise das informações utilizou-se dados do questionário aplicado aos alunos dos cursos de Engenharia do IFBA. Os resultados apresentaram indícios da expansão da educação no Brasil e qualidade do ensino na instituição, apesar de alguns alunos se sentirem satisfeitos com o ensino é preciso reconhecer que muito precisa ser feito para chegar ao desejável. A opinião dos estudantes foi de fundamental importância para a elaboração do trabalho, visto que, a partir da analise dos questionamentos feitos aos mesmos foi possível propor soluções para alguns dos problemas que desfigura o sistema educacional do país. O trabalho foi concebido como uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter quantitativo e qualitativo. Concluindo-se após análise que investimentos precisam ser feitos ao sistema educacional desde a alfabetização até a formação profissional do individuo e politicas públicas que despertem interesse maior dos jovens brasileiros com as questões relacionadas à educação do país, mobilizações e reivindicações dos mesmos seria uma iniciativa arrojada. Uma nação que oferece educação gratuita com qualidade a todos certamente será uma nação com grande chance de progresso no cenário mundial.