A caatinga é um importante bioma brasileiro, ao qual possui exuberante vegetação. Diante da premissa de que o curimataú paraibano faz parte desse bioma, torna-se importante saber se os alunos possuem conhecimento dessa vegetação. O presente trabalho teve como escopo, identificar o conhecimento dos alunos a cerca da vegetação da caatinga e seus usos no cotidiano. O estudo foi realizado e m escolas públicas de educação básica dos municípios de Damião e Nova Floresta, PB. O estudo foi realizado através de um questionário semiestruturado, com 78 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, no mês de agosto de 2016. Onde pudemos concluir que a maioria 55,1% de alunos eram do sexo masculino, 78,2 % moram na zona urbana, foram citadas pelos alunos 26 espécies de plantas da caatinga que os mesmos conhecem, 62,8% dos alunos disseram que não conhecem nenhuma comida feita com plantas da caatinga, dos 34,6% que conhecem foram citadas 7 tipos de comidas, 66,7% dos alunos disseram não conhecer nenhum remédio feito com plantas da caatinga e dos 29,5% que disseram conhecer citaram 3 tipos de remédios. Os dados obtidos nesse estudo reforçam a necessidade de uma maior intensificação nas escolas de conteúdos que abordem o tema caatinga, sua vegetação e seus usos, tornando assim um assunto popularizado em meio aos estudantes.