OS SABERES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL: NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21862 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 3509 "titulo" => "OS SABERES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL: NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "O texto tem por finalidade refletir sobre a inclusão e a capacidade de aceitação da diversidade dos indivíduos na sociedade e no ambiente escolar, garantindo oportunidades e acesso igualitário a todos. Buscamos entender quais são as políticas públicas que trazem a inclusão social e escolar como debate, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos educacionais nacionais e internacionais. Através de leituras e análises de obras por diferentes autores, pretende-se no presente artigo trazer aspectos relevantes sobre o tema abordado a partir de uma abordagem histórica sobre o assunto, analisando a educação especial atualmente, apontando questões ligadas à inclusão social e escolar das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A metodologia constitui-se por meio de uma pesquisa qualitativa, através de uma análise bibliográfica e uma entrevista semiestruturada, possuindo como objeto de estudo a visão de uma professora vinculada a educação infantil em uma escola particular do município de Fortaleza. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inclusão acontece atualmente, levando em consideração sua abordagem histórica e atual através da visão da referida professora. Utilizamos como aporte teórico: Amaral (1992); Karagiannis, Stainback e Stainback (1999); Mantoan (2003);Magalhães(2002); Mendes, Veltrone (2012). Além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No decorrer da pesquisa percebemos o quanto esta discussão se faz relevante na condução de uma sociedade justa e igualitária, tendo a escola um papel fundamental no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3509_17082016093501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CUNHA CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA CUNHA" "autor_email" => "mariana.cunha@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21862 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 3509 "titulo" => "OS SABERES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL: NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "O texto tem por finalidade refletir sobre a inclusão e a capacidade de aceitação da diversidade dos indivíduos na sociedade e no ambiente escolar, garantindo oportunidades e acesso igualitário a todos. Buscamos entender quais são as políticas públicas que trazem a inclusão social e escolar como debate, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos educacionais nacionais e internacionais. Através de leituras e análises de obras por diferentes autores, pretende-se no presente artigo trazer aspectos relevantes sobre o tema abordado a partir de uma abordagem histórica sobre o assunto, analisando a educação especial atualmente, apontando questões ligadas à inclusão social e escolar das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A metodologia constitui-se por meio de uma pesquisa qualitativa, através de uma análise bibliográfica e uma entrevista semiestruturada, possuindo como objeto de estudo a visão de uma professora vinculada a educação infantil em uma escola particular do município de Fortaleza. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inclusão acontece atualmente, levando em consideração sua abordagem histórica e atual através da visão da referida professora. Utilizamos como aporte teórico: Amaral (1992); Karagiannis, Stainback e Stainback (1999); Mantoan (2003);Magalhães(2002); Mendes, Veltrone (2012). Além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No decorrer da pesquisa percebemos o quanto esta discussão se faz relevante na condução de uma sociedade justa e igualitária, tendo a escola um papel fundamental no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3509_17082016093501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CUNHA CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA CUNHA" "autor_email" => "mariana.cunha@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }